sábado, 27 de setembro de 2008

Pachacúti



Primeiro de tudo preciso exibir a figura que nos valeu o seguinte comentário do professor de Geografia: "O de vocês eu nem precisei corrigir nada, eu olhei a primeira figura e arrepiei" (!!!!!).

Realmente, o calendário asteca é lindo. Mas eu vim falar de outro povo: os incas.

No meio das considerações sobre fim do mundo, novo Sol, etc de maias e astecas, me deparei com a visão completamente otimista dos incas: O fim do mundo é agora. Um papo técnico rápido: Os incas acreditam que o mundo se renova em ciclos de mil anos (sóis), e que entre um ciclo e outro existe uma época de inversão, um Pachacúti, que é como se fosse o "fim do mundo" temporário deles.

Pois é, eles acreditavam que com a invasão espanhola começou um Pachacúti e... não acabou. Exatamente: O fim do mundo é aqui e agora, e só vai acabar quando chegar o sexto sol. Incrível! Enquanto todos se preocupam com o futuro pior, os incas dizem que pior não pode ser, então tende a melhorar. Vamos com fé, e espero que o sol não demore muito.
"Mas é claro que o Sol
Vai voltar amanhã
Mais uma vez
Eu sei.
Escuridão já vi pior
De endoidecer gente sã
Espera, que o Sol já vem..."
Renato Russo

Um comentário:

Duan disse...

Falo sim Laila... Adorei este post... percebendo essa ligação que vc fez com Renato Russo... Será que se baseou nos estudos dos incas... muito boa a pegada na comparação da letra da música...

E é claro... aguardamos o sol... com muita esperanças de vir um mundo beeem melhor...

I dream with a world where I can... I can love, can do. I have HOPE!!

Bjus