sábado, 20 de setembro de 2008

Tlazolteotl

No meio do meu projeto sobre a visão de mundo dos povos pré-colombianos, acabei me perdendo (propositalmente) na mitologia asteca. Fiquei impressionada, e não tenho palavra melhor para descrever a não ser SURPREENDENTE. No meio desta visão completamente inovadora, uma figura mais surpreendente ainda: Tlazolteotl, a deusa da sujeira.
Na crença deles, ela representava a força que emana de toda forma de "imundície": a luxúria, a trapaça, o pecado em si. E não só isto, é ela que absolve os pecados do povo. Foi isso o mais impressionante. Nunca tinha parado para pensar que a sujeira gerasse uma força, poderosa e motriz, comparável ao ódio, à paixão, etc. E essa força é tão poderosa que ela mesma se purga de si (redundante, não?).
Para o nosso mundo de hoje, uma Tlazolteotl seria extremamente útil. Em vez de aguardar uma força externa para libertar esse mundo sujo, a solução é usar essa força da própria sujeira para limpá-lo, como uma solução saturada para purificar a substância. Um exemplo prático: o dinheiro sujo desta política imunda poderia ser utilizado para obras públicas, tarefas de imposto. Quanta ironia: "lavagem de dinheiro".
Voltando aos astecas, foi um exemplo bem claro do quanto podemos aprender com os povos que chamamos de "não-colonizados", que na verdade são muito mais civilizados que nós, se virmos sua cultura figurativamente, respeitando o modo de pensar deles, ao invés de dizer que "os astecas falavam que o mundo vai acabar em 2012." Pesquise um pouco, vai ver que não tem fundamento com a ciência de hoje. Mas, se quiser levar fé nessas "teorias de medo", faça de modo útil: lembre de Tlazolteotl e vá fazer algo que preste ao invés de chafurdar no pessimismo.
Bom final de semana! (se alguém vier aqui)

2 comentários:

JEFFERSON BERTO disse...

gostei do topico! eh dificil achar estudantes de outras disciplinas externas ao campo da historia que se interessem por esses temas...ah e obg vc me salvou no meu trabalho...
^^

JEFFERSON BERTO disse...

ah e se quiser dar uma olhada no meu blog..naum sei se a tematica lhe interessaa...mas vai que interessa neh?
olha aew...
http://jeffersonberti.blogspot.com/